09 maio 2012

Quarta da Xuxu: Guia de Pincéis - Introdução

Quando o interesse por maquiagem aumenta, você percebe que só se consegue alguns efeitos com pincéis. Tipo o esfumado: você pode até esfumar com o dedo, mas nada se compara ao esfumado com pincel. E aí você começa a ver vídeos e ler resenhas, e é tanta oferta que você pira o cabeção. Se não sabe por onde começar, este post é para você! Se já tem pincéis suficientes, te convido a juntos pensarmos sobre o assunto e trocarmos ideias nos comentários.

Desde muito antes de receber o convite da Ari para colaborar com o blog, eu ansiava escrever sobre pincéis. Confesso que sou irremediavelmente fanática por eles. E por ser tão fanática e considerar o assunto complexo, sempre quis fazer um post bastante elucidadivo. Resolvi separar, mais uma vez, o assunto em duas partes (ou mais, se necessário). A primeira postagem, de hoje, tenta dirimir algumas dúvidas daqueles que pretendem investir em pincéis. Na próxima quarta continuarei o asssunto, mostrando alguns dos mais importantes tipos de pincéis que você deve ter em seu kit.

Por onde começo: kit ou individual?
Depende do quanto você quer e pode investir. Existem divesas opções no mercado, tanto de kit, quando de pincel individual. Se você não tem nenhum pincelito, pode escolher um kit se tiver uma graninha sobrando, ou se a grana lhe for curta, pode comprar pincéis avulsos. O importante é que se for kit, que tenha os principais pincéis: pó, blush, base, delinear (de preferência chanfrado, com corte na diagonal), de passar sombra e um fofinho para esfumar sombra. Se tiver mais que isso, ótimo. Agora, se você já possui alguns pincéis, o ideal é que complemente seu arsenal com pincéis avulsos.

Cerdas sintéticas ou naturais?
Os pincéis de cerdas naturais são feitos de pelos de animais (cabra, texugo, pônei, etc) e são mais indicados para produtos em pó, seja solto ou compacto, e são melhores de esfumar. São mais difíceis de lavar e secar e pedem condicionador na lavagem.
Os pincéis de cerdas sintéticas são mais brilhantes e macios ao toque e são indicados para produtos em creme ou líquidos, pois não absorvem o produto. Por não absorver o produto são mais fáceis de limpar. Podem ser usados nos produtos em pó, mas devem ser usados de forma mais suave.

Quantidade X Qualidade
Tá, tudo bem. Eu confesso que tenho 93 pincéis, mas eu sou o tipo de pessoa que vocês não podem se comparar, pois eu sou doente. Doente por pincéis. Queria ter todos do universo (risada maléfica do Dr. Evil, do filme Austin Powers). Mas vamos centrar na questão principal do tópico: é melhor ter muitos pincéis ou aqueles poucos, mas que vão durar muito? Sem pestanejar, digo que devemos ter pincéis bons e duradouros, mesmo que sejam poucos. Não precisam ser caros, mas bons. Não me saiam fazendo rapa nos pincéis do camelô (daqueles que mais parecem vassoura piaçava) só para adicionar número na sua penteadeira. Nada contra o camelô, mas contra os pincéis cujas cerdas são mais duras que as de minha vassoura.

Pincéis bons são pincéis caros!
Mentchiiiira!!! Quem disse isso deveria ter o nariz esticado tal qual o filho de Gepeto. Há pincéis de qualidade por bons preços. Temos como exemplo os pincéis da Pro Art, da Avon, do o Boticário, alguns da Prada, Marco Boni, etc... Tenho um da Marco Boni que me custou menos de R$ 10,00 e é um de meus favoritos para aplicar iluminador no canto interno dos olhos.

Hoje fico por aqui, esperando a visita de vocês na próxima quarta para continuidade do assunto. Ainda tem dúvida? Deixe-a aqui nos cometários para discutirmos. 

Beijos em todos,

Xuxu

8 comentários:

  1. Anônimo9/5/12

    adorei a oferta de pinceis é grande mais nem tudo é indispensavel, concordo que nem todo pincel caro é melhor que os mais em conta.
    Eu so tenho um pincel de sombra mais espero ter um pincel para cada coisa
    xoxo

    ResponderExcluir
  2. Tenho vários kits de pincéis.Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  3. xuxu post mara.... alias amo seus posts, não perco nenhum..... me fala uma coisa qual melhor para aplicar sombra e blush? indica algum ou marca... e boticário e avon quais vc indica bjão

    ResponderExcluir
  4. winxmake semana que vem vou indicar alguns, espere até lá para comprar!!!

    Celinha, kit são bons, né???
    Beijos meninas!!

    ResponderExcluir
  5. estou iniciando meu arsenal de makes, tenho só um kit de pincéis, confesso que quero muitos outros, rsrsr. Boa idéia das dicas, pois tenho pincéis que não sei onde usar, kkk. Vou aguardar o próximo post :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa amei seu post, muito bom mesmo. Também me interesso muito por pincéis e acho que fazem uma boa diferença na make.
    Eu não sei se você irá abordar esse assuntos em seus próximos posts, mas gostaria de saber o que você acha dos pincéis réplicas de marca famosas, tenho pensado em comprar um kit para mim, porém não tenho $$ para comprar o original e já vi algumas pessoas falando que esses réplicas são bons também, o que você acha?

    ResponderExcluir
  7. Simone e Kari: No próximo post vou abordar esses assuntos. Acredito que vão gostar!!!

    Fabiane, eu tenho dois pincéis da NARS verdadeiros e o kit que é replica. As réplicas são mais macias, e eu as prefiro em relação aos originais. Não tenho preconceito contra réplica de PINCÈIS que fique claro, pois réplica de base, pó, sombra, blush batom, eu não uso pois ficam diretamente na nossa pele. Eu devia ter abordado esse assunto nesse post aqui, mas me falhou a memória. Mas vou tentar acrescentar no outro. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Xuxu amei o post, muito explicativo sem ser chato. Aguardo ansiosa o próximo =)

    Bjs!

    ResponderExcluir

Olá, adorei a sua visita!!!

Aproveita e deixa um comentário com a sua opinião, vou amar saber o que você esta achando do blog!

Bjs com carinho!

Ari

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *