25 janeiro 2012

Quarta da Xuxu - Dicas para peles oleosas


 A pele oleosa é caracterizada pelo brilho excessivo (principalmente na zona T) e poros dilatados, com surgimento de cravos e espinhas. Esse tipo de pele é resultado da atividade excessiva das glândulas sebáceas, "presentinho" que a genética nos traz (no meu caso, herança de meu pai). Se você tem a pele que verte óleo como a minha, precisa saber que ela carece de alguns cuidados especiais, pois é um tipo de pele muito sensível a uma grande quantidade de produtos químicos.

As preciosas dicas são:

Alimentação: evite alimentos gordurosos, coma frutas, legumes, verduras e beba sempre muiiiita água. Nossa pele é espelho do nosso organismo.
Higiene: limpar a pele com sabonetes neutros, duas vezes ao dia, evitando os muito ácidos ou alcalinos. Evitar retirar excessivamente a oleosidade, pois pode provocar efeito contrário e produzir mais sebo. Usar produtos com baixo teor de gordura. Evite lavar o rosto com água quente, pois estimula a produção de mais oleosidade.

Tonificação: princípios ativos como o hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol podem contribuir no controle da oleosidade e promover uma ação antiinflamatória. O uso de um tônico auxilia a regular o PH da pele.

Correção: devemos prevenir e eliminar os cravos, descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento. Loções não oleosas ou géis são mais adequados para este tipo de pele.

Estímulo: os principais agentes de estímulo são os derivados da vitamina A (retinóico, retinaldeído), os alfa- hidróxiácidos (glicólico, láctico), ácidos salicílico, propilenoglicol e uréia.

Proteção: protetores solares adequados para prevenção do envelhecimento. Dar preferência aos produtos não oleosos (oil free).

Mas não se esqueça: a melhor e mais eficaz maneira de controlar a oleosidade do seu rosto, é conversando com o seu dermatologista, que indicará os melhores produtos para o seu caso. Evite fórmulas caseiras que não possuem eficácia comprovada!


P.S.: O próximo post será sobre os produtos mais bacanas para o nosso tipo de pele. Não percam!

4 comentários:

  1. Amei essa matéria amiga, sofro muito com minha pele oleosa.

    E já faço uma boa parte do ensinado aí, só falta parar de comer bobagens.rsrs

    Bjssssssss.

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo post. Bjos Celinha

    ResponderExcluir
  4. Mell, corra de frituras hein?? Se não consegue parar de comer besteira, só não esqueça de comer as frutas e verduras para nutrir a pele!!

    Que bom que amou Taty!! Volte sempre!!!

    Celinha, obrigada pela visita lindona!!!

    Beijos para vocês!

    ResponderExcluir

Olá, adorei a sua visita!!!

Aproveita e deixa um comentário com a sua opinião, vou amar saber o que você esta achando do blog!

Bjs com carinho!

Ari

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *